Dicas de trabalho em casa para aumentar a produtividade

DICAS DE TRABALHO EM CASA PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

Dicas de trabalho em casa para aumentar a produtividade

Se continuas a trabalhar em casa estas dicas são para ti.

 

Trabalhar em casa, de pijama, parecia ser um sonho tornado realidade para a maioria das pessoas mas, convenhamos, não é o mais produtivo. Como muitos de nós estamos em isolamento e trabalhamos em casa durante esse período, pensamos que não existe melhor momento para organizar o guarda-roupa e criar uma rotina impecável. Mas não é bem assim certo?

Temos filhos a pedir atenção o tempo todo porque estão fartos de estar em casa, temos de pensar no que cozinhar para o almoço e jantar sem contar que arrumamos os mesmos aposentos vezes sem conta.

 

 E por isso incluí um conjunto diversificado de sugestões que podes selecionar, ajustar e seguir 😉

 

 Vamos a isso?

  

1. CRIA UMA ROTINA MATINAL

 

 

 

Levanta-te e brilha! Começa o teu dia tirando 5 minutos sem fazer e sem pensar em absolutamente nada, de seguida faz uma ioga matinal ou meditação, desfruta de um café matinal com um ente querido, lê o teu livro favorito por 10 minutos. Essa repetição diária de atividade dá-te algo pelo que esperar pela manhã e define um tom positivo e produtivo para o resto do dia.

 

 

2. VESTE-TE  

 

Um dos muitos luxos de trabalhar em casa inclui trabalhar na cama de pijama. Embora isso seja tentador, não é tão produtivo. Toma banho, faz a tua maquiagem e veste-te como se fosses para o escritório. Isso ajuda a definir o clima e coloca-te no estado de espírito para enfrentar o dia de trabalho.

  

 

3. FAZ PAUSAS!!

 

 

Aproveita a hora do almoço para fazer uma caminhada pelo parque, faz uma pausa para cozinhar e deixa o computador por um período de tempo. Especialistas dizem que o ar fresco é realmente importante hoje em dia, desde que se mantenha uma distância social.

  

 

4. PROTEGE O TEU TEMPO

 

Só porque trabalhas em casa não significa que tenhas tempo para fazer tarefas, limpar a casa, lavar a roupa, verificar o frigorífico 20 vezes durante a tarde. Estabelece o tempo de trabalho e, depois disso, poderás fazer todas as tarefas que desejares.

 

  

5. PROTEGE O TEU ESPAÇO 

 

 

Deves aplicar a mesma abordagem quando se trata de espaços. Dedica um espaço de trabalho em tua casa. Abstém-te de trabalhar na cama e mantém os lugares onde gostas de relaxar sagrados. Dessa forma, podes associar cada espaço a aquilo a que se destina.

 

  

6. CRIA UM AMBIENTE FAVORÁVEL 

 

Quando não te sentires inspirado ou produtivo, prepara um chá, põe a tua playlist favorita do Spotify , coloca um difusor, vela ou incenso. Faz com que o teu espaço te inspire a recuperar a tua produtividade.

 

  

7. MANTEM-TE FOCADO 

 

 

Existem algumas maneiras de abordá-lo, dependendo do tipo de trabalhador que és. Com tantas distrações em casa, pode ser difícil fixar tarefas após tarefas.

Aqui estão algumas técnicas que valem a pena tentar:

- Se fores do tipo mais visual, mantém  um caderno de tarefas à mão

- Aprende a técnica Pomodoro  eu uso a agenda Produtivity Planner  

- Mantém o telefone longe ou em silêncio enquanto estiveres a trabalhar em um projeto.

Encontra pequenas maneiras de estimular a produtividade para ti e mantém as rotinas.

 

 

 8. APRENDE QUANDO TENS DE DESLIGAR!! 

 

Por mais importante que seja estar ligado durante o dia de trabalho, também é tão importante desligar (especialmente quando se trabalha em casa). Verificar o teu e-mail e ligar o portátil porque ele está ao alcance pode ser muito tentador mas, também pode levar à diminuição da produtividade e à exaustão. Quando tiveres tudo marcado na tua lista de tarefas, desliga a tela.

 

E não te esqueças que o auto-cuidado vem sempre em primeiro lugar e sabemos que pode ser difícil, especialmente quando trabalhamos a partir de casa.

 

Espero que gostem das dicas! Que rotina de trabalho em casa vocês seguem? Deixem-me saber nos comentários abaixo 👇🏼 

 

Espero que todos fiquem seguros e positivos em momentos como esse❤️ 

 

Estamos aqui sempre uns para os outros 🌈

 

Xoxo

Escrito por Gizela M.

 

2 comments

  • Ruth Vilarinho: July 05, 2020

    Olá Gizela
    Gostei , 👏👏👏que continues com essa criatividade incrível, obrigada por teres partilhado essas 8 dicas de trabalho em casa. 😘

  • Cleópatra Castro : July 04, 2020

    Muito bom, gostei

Leave a comment

Meet the Author

Add some profile text to talk about the author