HÁBITOS DIÁRIOS SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS

HÁBITOS DIÁRIOS SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS

HÁBITOS DIÁRIOS SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS

 

 

O meio ambiente em que crescemos tem um grande impacto nas nossas habilidades, talentos e personalidade e embora isso não dite quem seremos, acho que é tão importante quanto os pais educarem os filhos para que estes saibam cuidar de si mesmos.  

Quero que a Mel cresça praticando hábitos saudáveis ​sem deixar de ser criança e que possa comer bolas de berlim na praia e guloseimas quando vai à festa de amigos. Mas hoje quero falar sobre algumas das maneiras pelas quais tu podes ensinar os teus filhos a desenvolverem hábitos diários saudáveis, para que, à medida que cresçam, o bem-estar ocorra naturalmente.

Criar os nossos filhos para serem saudáveis ​​os ajudará a tornarem-se adultos felizes e capazes, que é exatamente o que o mundo precisa. 🙌🏽

 

 

1. Alimentação Saudável

 

Educo a minha filha a entender a importância de comer saudável. Naturalmente, ela poderá escolher como quer comer quando for mais velha. Mas, por enquanto, ensino-a sobre a importância de comer muitos legumes e frutas e tento conversar com ela sobre a importância de uma boa alimentação. Crianças serão sempre crianças. Eles adoram salgadinhos e pizza. No entanto, garantir que os teus filhos entendam que não podem comer batatas fritas o dia inteiro e nunca pular o pequeno almoço irá ajudá-los a aprender a cuidar do corpo. Eu garanto que ela beba muita água durante o dia ou chá verde gelado (confere o post do blog onde partilho 3 receitas de chá verde gelado ) ou limonada sem açúcar e garanto também que coma 2 peças de fruta durante o dia🍎

 

 

2. Higiene 

 

Também é crucial ensinar os teus filhos sobre a importância de praticar uma boa higiene. Insiste com eles para escovar os dentes de manhã e à noite, lavar as mãos quando chegam à casa e antes de cada refeição. Claro que agora com a pandemia têm de tomar banho quando chegam da rua e lavar as mãos várias vezes ao dia.

Dentro de casa não incentivo o uso do álcool gel porque a quantidade de químicos que contém entra em contacto com a pele e não sabemos que consequências o uso excessivo de do álcool gel pode ter na nossa saúde. Naturalmente as crianças querem se rebelar quando sentem que "precisam" fazer algo, e nós, como pais, somos responsáveis ​​por explicar a importância dos hábitos de higiene🛀 

 

 

 3. Atividades Físicas

 

Garante que as crianças saibam que não podem ficar deitadas  ao telemóvel ou a ver TV o dia todo. Se te aperceberes que elas gastam muito tempo olhando para uma tela ou deitadas no chão a fazer nada, pega nelas e leva-as para fora de casa, se tiveres uma casa com quintal fantástico, se não, vai com elas até ao parque mais próximo sem te esqueceres do distanciamento social claro. Felizmente, a Mel adora fazer atividades ao ar livre ao ponto de querer levantar-se cedo para acompanhar-me nas minhas caminhadas matinais🏃‍♀️ 

Para alguns miúdos pode ser necessário um pouco mais de criatividade para fazê-los mexerem-se. Uma boa regra é dizer aos teus filhos que eles precisam escolher uma atividade física. Isso vai dar-lhes um sentimento  de responsabilidade e autonomia. A Mel faz teatro musical, mas já fez balé, piano e judo, incentivo-a a experimentar diferentes atividades para ver o que realmente Gosta. O importante é não estar parada. Tal possibilidade não apenas ajuda a desenvolver uma apreciação pelo exercício, mas também ensina-lhe espírito esportivo, habilidades sociais, disciplina e o que significa fazer parte de uma equipa ⛹🏼

 

 

4. Amor pela Aprendizagem 

 

Como pais, um dos melhores comportamentos saudáveis ​​que podemos incutir nos nossos filhos desde tenra idade é o amor pela aprendizagem. O tempo dos trabalhos de casa deve ser sagrado, deixe-os trabalhar sozinhos, mas esteja disponível para ajudá-los sempre que precisarem. É também uma ótima forma de percebermos como eles andam na escola.

 Uma excelente maneira de deixar os teus filhos animados com a aprendizagem e configurá-los para o sucesso é lendo para eles e com eles todas as noites, sei que nem sempre é possível mas quando não puderes ler para eles incentiva-os a lerem por 10 minutos e pede para eles fazerem um resumo da leitura. Eu faço-o pela manhã, de forma descontraída, como se ela me estivesse a descrever um dia de escola ou um Tik Tok novo que aprendeu 😉

 Os livros são uma grande mudança de ritmo em relação à tecnologia e é crucial ajudarmos os nossos filhos a desenvolver habilidades de leitura desde cedo. Isso os ajudará a ter mais sucesso na escola e a despertar a sua imaginação durante o tempo da história.

Faz da ida a livraria ou à biblioteca um grande acontecimento e verás como a sua habilidade de leitura e imaginação vão aumentar, não que já não tenham muita imaginação.

 

 

5. Seja um Modelo

 

Conversar com os teus filhos sobre esses hábitos saudáveis ​​e estabelecer regras vai ensiná-los muito sobre os assuntos em questão. As crianças são muito mais atentas e intuitivas do que pensamos. Elas veem e sentem como nos cuidamos, mesmo que achemos que estão absorvidos em seus próprios mundos. Ser um modelo para os teus filhos é realmente a melhor maneira de ensiná-los a cultivar bons hábitos.

Se cuidarmos muito bem da nossa dieta, regime de exercícios, hábitos de higiene e, sim, mesmo o relacionamento que temos com livros e conhecimentos, os nossos filhos naturalmente vão querer imitar e seguir o exemplo. Lideramos pelo exemplo em primeiro lugar.

 A melhor maneira de criar crianças saudáveis ​​que saibam cuidar muito bem de si mesmas? Cuidando bem de ti primeiro.

 

 

Essas são apenas algumas dicas de como faço e naturalmente algumas vezes as coisas fogem do nosso controle. Adoraria saber que hábitos diários saudáveis praticas com os teus filhos nos comentários abaixo.

 

Xoxo

Escrito por Gizela M.

 

 

 

0 comments

Leave a comment

Meet the Author

Add some profile text to talk about the author